Nos dias 28, 29 e 31 de maio e no dia 1 de junho, o município do Cabo de Santo Agostinho, será palco do 24º Encontro Pernambucano de Coco, evento pioneiro de celebração e difusão do ritmo em Pernambuco e no país. O Festival, que já é tradição no calendário da cidade desde 1998, se renova e busca trazer novidades a cada ano.
Para esta edição, a programação está repaginada e contará com atividades formativas com roda de diálogo e aula espetáculo, artes visuais com exposição fotográfica e video-arte, além de uma grade com 10 atrações culturais, sendo as duas principais de cada noite formada por grupos já renomados que são ‘Coco de Pontezinha’’ (2008), e o ‘’Mestres do Coco Pernambucano’’ (2010).
A 24ª edição é gratuita e aberta ao público em geral. A produção executiva é assinada pelo Centro Cultural Farol da Vila através do incentivo da Lei Paulo Gustavo.
As atividades serão divididas entre o Palácio da Cultura, no centro do Cabo, nos dias 28 e 29 maio, e o Palanque do Coco, em Pontezinha, nos dias 31 e 1 de junho. Das 10 atrações culturais participantes, duas são grupos já consagrados. Esses, tem como missão principal transmitir e repassar experiência e legado aos artistas da nova geração. Os outros oito grupos foram escolhidos através de uma curadoria prévia feita pela organização do Festival que priorizou tempo de até 4 anos de formação artística.
De acordo com o produtor executivo do 24º Encontro Pernambucano de Coco, Marcos Moraes, que dirige o Centro Cultural Farol da Vila, ‘’a edição 2024 foi pensada para incluir democraticamente novos nomes do Coco de Pernambuco no palco, antes ocupado pelos grandes e memoráveis mestres da cena contemporânea do Coco de Roda. É a vez dos que estão chegando, e a renovação é saudável e necessária, precisamos difundir, fortalecer, e valorizar este movimento. São eles que vão herdar o que os grandes mestres construíram, ontem e hoje’’, ressalta.
No dia 28 de maio as atividades formativas são voltadas para crianças e jovens das escolas públicas municipais e serão realizadas a partir das 10hs, em frente ao Palácio da Cultura, no Centro. Depois às 14hs, haverá roda de diálogo e às 18hs exibição de vídeo. No dia 29, às 10h, segue com exposição de fotos e às 14hs haverá uma aula-espetáculo. Às 18hs a programação se encerra com exibição de vídeo.
No dia 31 de maio e 1 de junho, a partir das 19hs, será a vez da programação cultural com shows artísticos. Na sexta, sobem ao Palanque do Coco, em Pontezinha, os grupos Cocos das Minas (Igarassu), Una e Coco do Farol (Olinda), Coco Fulô da Mata (Recife), Jardel Giria (Cabo) e Coco de Pontezinha encerra a noite. No sábado, a programação será aberta pelo Coco de Jaguarana (Paulista),, seguida pelo Coco Raízes (Igarassu), Coco de Seu Vira (Olinda), Canário do Império (Chã de Alegria) e o Mestres do Coco Pernambucano fechando as atividades do Festival.
Histórico – O Projeto que celebra mais de duas décadas acumula em seu portfólio uma trajetória de destaque em editais nacionais como Funcultura, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Petrobrás de Música, Eletrobrás, Lab-PE e Sic Recife. Nos palcos do Festival já estiveram renomados e memoráveis nomes da cultura do coco de roda, alguns deles in memorian, como Zé Neguinho, Célia Coquista, Zorro de Lima, Ferrugem, Pombo Roxo, Dona Selma, Roberto Cocada, Guitinho do Grupo Bongar, Aurinha, Nelson Rosa, Mestre Geraldo, entre outros. A projeção nacional do evento se deu principalmente pela exaltação da cultura popular, sempre buscando trabalhar o ritmo para reafirmá-lo como o primeiro genuinamente afro-brasileiro.
SERVIÇO:
24º Encontro Pernambucano de Coco
Dia 28/5, no Palácio da Cultura – no Centro do Cabo de Santo Agostinho
10h – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
14h – RODA DE DIÁLOGO
18H – EXIBIÇÃO DE FILME
No dia 29/5, no Palácio da Cultura – no Centro do Cabo de Santo Agostinho
10h – EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
14h – AULA ESPETÁCULO
18H – EXIBIÇÃO DE FILME
No dia 31/05 – no Palanque do Coco, em Pontezinha
Das 19h às 23hs – shows culturais dos grupos: Cocos das Minas (Igarassu), Una e Coco do Farol (Olinda), Coco Fulô da Mata (Recife), Jardel Giria (Cabo) e Coco de Pontezinha.
No dia 01/06 no Palanque do Coco, em Pontezinha
Das 19h às 23hs – shows culturais dos grupos: Coco de Jaguarana (Paulista), seguida pelo Coco Raízes (Igarassu), Coco de Seu Vira (Olinda), Canário do Império (Chã de Alegria) e o Mestres do Coco Pernambucano