Começa nesta quinta-feira (28) a Festa do Morro, dedicada à celebração de Nossa Senhora da Conceição, padroeira afetiva do Recife. Nesta edição, a Festa do Morro tem como tema “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro”.
Até 8 de dezembro, dia em que a Igreja Católica celebra o dogma da Imaculada Conceição de Maria, o Morro da Conceição, na Zona Norte da capital pernambucana, receberá uma extensa programação com várias missas, novena e procissões na abertura e no encerramento.
A Festa do Morro ainda irá homenagear Antônio José dos Santos e Maria da Conceição França Pinto, vítimas fatais do desabamento do teto do Santuário, que aconteceu em 30 de agosto deste ano.
A nova cobertura do templo foi entregue na terça-feira (26), em cerimônia que reuniu a governadora Raquel Lyra, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e o reitor do Santuário, padre Emerson Borges. A segunda etapa da obra de requalificação do templo começará em 13 de dezembro, após a conclusão da festa.
Abertura da festa – 28 de novembro
A Festa do Morro 2024 começa na quinta-feira (28) com a tradicional procissão da bandeira. Os devotos partirão do Parque Urbano da Macaxeira, que fica no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. A concentração está marcada para 17h e a saída será às 18h.
O cortejo de fé e devoção seguirá pela avenida Norte, Largo Dom Luiz e rua Itacoatiara até o Santuário.
Quando a procissão chegar ao Santuário, às 19h, haverá o hasteamento da bandeira da festa, no mastro instalado em frente à igreja.
Em seguida, às 19h30, terá início a Celebração de Abertura, no palco montado diante do templo.
O bispo emérito da Arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, dom Luiz Gonzaga Pepeu, preside a missa.
Novenário – 29 de novembro a 7 de dezembro
Nos dias 29 e 30 de novembro e de 2 a 6 de dezembro, serão realizadas ao longo do dia cinco missas: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h — esta última, solene.
Em seguida, às 18h, os fiéis se reunirão para a momento mariano, que inclui a oração do terço e Ofício e Ladainha de Nossa Senhora.
O Novenário da Festa da Imaculada Conceição do Morro 2024 começará às 19h30 e terá como presidentes arcebispos, bispos, reitores de seminários e provinciais redentoristas.
As confissões serão em três momentos ao longo do dia: 7h às 11h30; 14h às 17h; e 19h às 21h.
No domingo (1º), haverá ainda três missas extras, às 8h, 10h e 11h, no palco montado em frente à torre.
No sábado (7), o reforço na programação será também no Santuário, com celebrações às 12h e 18h, dentro do templo, além das missas das 7h, 9h, 11h, 14h e 16h.
No palco, as celebrações serão às 8h, 10h e 15h.
Também em 7 de dezembro será feita a romaria da Imagem do Divino Pai Eterno, a maior festividade da região Centro-Oeste do país.
Concentração está marcada para 18h e saída do Largo Dom Luiz às 19h, em direção à Praça do Morro, na última noite do novenário.