Tem inicio nesta quinta-feira (11) o 32º Festival de Inverno de Garanhuns, o maior festival envolvendo várias áreas culturais do Nordeste, talvez, do Brasil. São ao todo 22 polos com muita música, teatro, circo, literatura, dança, artesanato, gastronomia, além de outras manifestações culturais e artísticas.
O evento segue até o próximo dia 28 de julho. Os homenageados desta edição são o cantor e compositor Reginaldo Rossi e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.
Entre os artistas que abrem o evento no polo principal, na Praça Mestre Dominguinhos estão, Roupa Nova, 14 Bis e Almério.
Este ano, o FIG, como é conhecido, terá a maior parte dos investimentos, em torno de R$ 15 milhões, custeados pelo Município. Para se contrapor à decisão da Prefeitura de Garanhuns, governada pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), decidiu criar uma espécie de “festival paralelo”, chamado de “Pernambuco Meu País”, que irá percorrer vários municípios do interior pernambucano durante a realização do Festival de Inverno.
Novidades
Em busca de imprimir sua marca ao evento, a Prefeitura de Garanhuns está trazendo algumas novidades nesta edição do FIG. Uma delas foi a divulgação da programação completa do festival no mês passado, com cerca de 30 dias de antecedência, algo inédito na história do FIG.
Neste ano, as ações de Literatura acontecem – de 19 a 27 de julho – em novo local: no Parque Luiz Carlos de Oliveira, que foi inaugurado na cidade em dezembro do ano passado e receberá o “Espaço da Palavra”, antes chamado de “Praça da Palavra”, pois ficava na praça da fonte luminosa.
Também muda de endereço a Casa Galeria Galpão, que abriga exposições fotográficas, artes visuais e ações de gastronomia. O polo agora ficará instalado na Escola Municipal Padre Agobar Valença, na Av. Caruaru.
Confira programação:
Quinta-feira (11)
20 – Otto – Canta Reginaldo Rossi
21h40 – Almério
23h – 14 Bis
00h40 – Roupa Nova
Confira AQUI a programação completa do FIG.