O Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), unidade de saúde localizada em Paulista, no Grande Recife, e vinculada à Fundação Gestão Hospitalar Professor Martiniano Fernandes (FGH), comemora, neste mês de agosto, o primeiro ano de inclusão no mutirão do Programa Cuida PE, de redução de filas de cirurgias eletivas em Pernambuco. Com a parceria, o HMA passou a realizar cirurgias de vasectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do seu serviço de Urologia.
Até o último mês de julho, a equipe de especialistas do hospital já realizou 1.089 consultas e 777 procedimentos de vasectomia, colaborando para diminuir a fila de espera por esse tipo de procedimento no estado, que, atualmente, encontra-se com pouco mais de 400 solicitações. Até o fim do ano de 2022, esse número beirava três mil.
“Não temos mais fila de espera para cirurgias de vasectomia em nosso hospital. Com capacidade para realização de até cinco procedimentos do tipo, por dia, de segunda a sexta-feira, temos um fluxo linear de atendimento de acordo com a demanda enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) e conseguimos atender as cirurgias marcadas, salvo aquelas que tiveram algum imprevisto, como no caso de doença do paciente”, destaca Eugênio Lustosa, coordenador de Urologia do HMA.
Para Milene Dantas, diretora geral do Hospital Miguel Arraes, a redução da fila se deve, também, à inclusão de novas unidades de saúde realizando o procedimento: além do HMA, outras dez ofertam o serviço. “Assumimos o compromisso de sermos um dos pioneiros nesse mutirão, acelerando o atendimento para o público masculino e ajudando a diminuir a fila de espera pelo procedimento. Além disso, colaboramos com informações aos nossos usuários através das consultas, quando nossos especialistas orientam sobre a importância da vasectomia para o controle da natalidade e da melhora da qualidade de vida do casal que tomou a decisão de não ter mais filhos”, afirma a gestora.
FLUXO
A liberação de pacientes para consultas e cirurgias de vasectomia começa na Secretaria de Saúde. Os pacientes são encaminhados pela Gerência de Regulação Ambulatorial (GRAMB) da SES/PE e atendidos pelas equipes de Urologia, Serviço Social e Enfermagem do HMA no Ambulatório de Egresso da unidade. Não são permitidas marcações, consultas e cirurgias com demandas espontâneas. Na ocasião, os pacientes agendados são orientados sobre os métodos anticoncepcionais disponíveis, incluindo a vasectomia, fazem uma consulta pré-operatória e, os pacientes aptos, seguem para o agendamento do procedimento. Após a cirurgia, os pacientes têm alta no mesmo dia.
A vasectomia é um procedimento que contribui para o planejamento familiar consciente: “A vasectomia é um método contraceptivo permanente e seguro, permitindo que os homens tenham maior autonomia na decisão de ter filhos, reduzindo, assim, as taxas de gravidez indesejada”, explica Eugênio Lustosa.
Com informações da Assessoria de Imprensa