A segunda rodada de pesquisa sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de Olinda realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco e divulgada nesta segunda-feira (30), mostra um provável segundo turno no município.
De acordo com a pesquisa, a candidata Mirela (PSD) tem 25% das intenções de voto. Izabel Urquiza (PL) e Vinicius Castello (PT) tiveram um empate numérico: ambos com 18%. Antônio Campos (PRTB) manteve os mesmos 12%; Márcio Botelho (PP) saiu de 3% para 4% nesta última, e Clécio Basílio caiu de 2% na primeira para zero.
O total de pesquisados que votariam branco, nulo ou em nenhum dos candidatos foi de 14% desta vez, contra os 17% anteriores. Já os que não sabem ou não responderam somam 9% (na anterior foram 14%). A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%.
O levantamento também quis saber o quanto o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); do atual prefeito do município, Professor Lupércio (PSD) e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) fazem a diferença na escolha do voto pelo eleitorado olindense.
Lula
Em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 48% dos entrevistados responderam que uma aliança com o petista aumenta as chances de voto (na pesquisa anterior eram 49%). Outros 30% responderam que o apoio do presidente não altera o voto (no levantamento anterior eram 27%). Para 21% dos entrevistados, a aliança com Lula diminui as chances de voto2 em um candidato, mesmo número do levantamento anterior. Não souberam ou não responderam somam 2%.
Bolsonaro
A pesquisa também demonstrou que, para a maioria do eleitorado, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diminui as chances de escolher um candidato para 52% dos entrevistados – o mesmo percentual do levantamento anterior.
Em contrapartida, segundo 26% dos eleitores consultados, o apoio do ex-chefe do Executivo federal aumenta as chances de voto em um candidato (eram 28% na pesquisa anterior). Já para 21% dos eleitores, o apoio de Bolsonaro não altera o voto (eram 19%). Apenas 1% não sabe ou não respondeu a pesquisa.
Lupércio
Por fim, para 43% dos eleitores, o apoio do atual prefeito da cidade, Professor Lupércio (PSD), diminui a chance de voto em um candidato (eram 40% no levantamento anterior). Segundo a pesquisa, para 29% a aliança de um candidato com o gestor municipal aumenta as chances de voto (eram 30%). Já para 26%, o apoio do prefeito não altera o voto em um candidato, antes eram 29%. Outros 3% não sabem ou não responderam.
*Com informações da Folha de Pernambuco