Um Projeto de Lei (PL) em trâmite na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pode aumentar para três horas a integração temporal entre terminais de ônibus e metrô no Grande Recife.
A integração temporal é um serviço que permite que o usuário troque de meio de transporte público sem precisar pagar uma nova passagem, em um determinado período.
No Grande Recife, o prazo atual é de duas horas, o que gera muita reclamação dos passageiros, que, muitas vezes, não conseguem cumprir esse tempo e precisam pagar por uma nova tarifa.
O PL 2388/2024, do deputado Sileno Guedes (PSB), chega justamente para atender o pedido por aumento desse tempo. Com isso, passageiros que partem de áreas extremas da RMR, como Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá e Itapissuma, não conseguem fazer as integrações necessárias no prazo de duas horas. Assim, quando deveriam pagar R$ 4,10, eles têm que pagar R$ 8,20 por deslocamento. Isso anula os efeitos positivos do Bilhete Único, serviço implantado em março deste ano que tem como objetivo diminuir os gastos do usuário do transporte público.
).