A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) identificou mais quatro casos de febre oropouche nesta quinta-feira (6). O resulado se deu a partir de análises do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE).
Com essas novas atualizações, sobe para seis o número de registros da doença em Pernambuco. No dia 22 de maio, foi divulgada a positividade de dois pacientes, moradores de Rio Formoso, município da Zona da Mata Sul do Estado.
De acordo com a SES-PE, todos os pacientes já receberam alta após a recuperação clínica.
Nesta nova sequência de análises, o vírus oropouche isolado foi identificado, mais uma vez, em pacientes adultos: dois homens e duas mulheres, moradores dos municípios Rio Formoso (Zona da Mata Sul), Moreno (Grande Recife), Maraial (Zona da Mata Sul) e Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife).
As amostras chegaram ao Lacen-PE entre o final de abril e o início de maio. Elas foram analisadas para dengue, zika, chikungunya e oropouche. Os pacientes apresentaram sintomas comuns às arboviroses, como febre, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos e mialgias.
Os sintomas da febre oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.
Assim, é importante que profissionais da área de vigilância em saúde sejam capazes de diferenciar essas doenças por meio de aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais e orientar as ações de prevenção e controle.