O corpo do deputado estadual José Patriota, que tinha 63 anos, e morreu na última terça-feira (17), é velado no Centro Desportivo Municipal de Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco. O Sepultamento acontece às 16h desta quarta-feira (18) no Cemitério Parque da Saudade no município.
José Patriota fazia tratamento desde 2018 contra um câncer no fígado. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.
Na noite passada, o corpo do ex-prefeito e deputado estadual José Patriota chegou a Afogados da Ingazeira em meio a uma carreata de veículos que aguardavam o carro funerário na entrada da cidade. A chegada foi marcada por aplausos e comoção, enquanto o corpo era levado ao Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida, onde teve início o velório.
Uma grande quantidade de pessoas compareceu para prestar as últimas homenagens, incluindo a viúva, Madalena Patriota, e os filhos do deputado. O velório seguirá até as 16h de hoje, quando o corpo será conduzido ao cemitério Parque da Saudade para o sepultamento.
Entre os presentes para se despedir de José Patriota estão o prefeito do Recife, João Campos, e seu irmão, o deputado federal Pedro Campos. A relação de José Patriota com a família Campos foi marcada por uma longa trajetória de fidelidade, especialmente com o ex-governador Eduardo Campos e, mais recentemente, com João.
Em Afogados da Ingazeira, o deputado estadual, exerceu mandatos como vereador, vice-prefeito e prefeito. José Patriota deixa esposa, quatro filhos e duas netas.
José Coimbra Patriota Filho nasceu em 9 de outubro de 1960, em Tabira, no Sertão do Pajeú, mas cresceu no Sítio Carnaúba, em Afogados da Ingazeira.