Divulgação/MPPE
Com o objetivo de reduzir o índice de violência nos estádios, principalmente, durante os clássicos do futebol pernambucano, representantes dos três principais clubes de futebol do Estado, Sport, Náutico e Santa Cruz assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça Especializada do Torcedor da Capital e o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR), para promover o cadastro de acesso dos torcedores aos estádios com identificação facial, controle de imagens e repasse de dados de todas as torcidas organizadas.
Os dados devem ser disponibilizados ao MPPE em até 60 dias. Já o cadastro de acesso com identificação facial e o controle de imagens dos eventos, de forma experimental, precisam estar funcionando até o início das semifinais do Campeonato Pernambucano 2025.
O artigo 148 da Leiº 14.587/2023 (Lei Geral do Esporte) determina que o controle e a fiscalização do acesso do público às arenas esportivas com capacidade para mais de 20 mil pessoas aconteça, de modo definitivo, até junho do próximo ano.
Dirigentes de Santa Cruz, Sport e Náutico vão repassar ao Ministério Público, até o dia 10 de cada mês, um documento com informações sobre o andamento das obrigações previstas. Atrasos aos prazos podem gerar multa diária de R$ 5 mil.