A Polícia Civil Pernambuco deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Safe Children (Criança Segura, na tradução literal do inglês) contra suspeitos de armazenar e compartilhar pornografia infantil. Ao todo, foram emitidos oito mandados de busca e apreensão.
As ordens judiciais, todas expedidas pelo Poder Judiciário de Pernambuco, são para endereços no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana da capital pernambucana. A Polícia Civil informou que duas pessoas foram presas durante a operação.
A ação faz parte da Operação Terabyte da Polícia Federal (PF), que cumpre um total de 141 mandados de busca e apreensão em todos os estados do país, em conjunto com as polícias civis dos estados, com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations), da Embaixada dos Estados Unidos.
Os mandados têm o objetivo de identificar e prender esses abusadores. Em Pernambuco, a Safe Children é coordenada pelos delegados Darlson Macedo e Geraldo Costa, ambos do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).
Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram que mídias como CDs, pen drives e computadores foram apreendidos. Esses materiais devem fornecer subsídios para as investigações.