Três homens foram presos em flagrante por envolvimento no roubo de uma “canga” de esmeraldas no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. De acordo com a Polícia Civil, o material, que corresponde a um conjunto de pedras preciosas brutas, pesa 120 kg e é avaliado em R$ 3,5 milhões.
Segundo a polícia, o conjunto tem origem regular, pertencia a um investidor. O empresário recebeu os assaltantes em um apartamento, após uma oferta de compra do objeto. O dono das esmeraldas foi rendido, amarrado e mantido em cárcere privado pelo trio, que tentou vender a pedra para compradores especializados, por um valor abaixo do mercado, por R$ 1,5 milhão. A venda seria feita para fora do Brasil, segundo as investigações da polícia.
A pedra, que possui documentação regular na Agência Nacional de Mineração (ANM), foi recuperada durante uma operação policial. Ela estava sendo levada em uma caminhonete para um hotel de luxo no Recife.
Os suspeitos foram autuados por associação criminosa e receptação qualificada, que consiste no uso ou na venda de produtos adquiridos de forma ilícita. Após passarem por audiência de custódia, eles foram liberados com tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares, segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) – veja mais abaixo.
O grupo também é suspeito de praticar outro roubo na Paraíba, onde os bandidos furtaram uma pedra preciosa e extorquiram o dono do material para devolver o produto. Um desses criminosos seria um dos ladrões que roubaram as esmeraldas na Zona Sul do Recife.