Uma nova vistoria no Complexo Penitenciário do Curado, na Zona Oeste do Recife, nesta semana, identificou cela com regalias como banheira e freezers. No mês passado, já tinham sido constatados privilégios como televisão, gelágua e banheiro exclusivo e uma das unidades prisionais.
A última inspeção foi realizada na segunda-feira (19) por representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário de Pernambuco, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e outras instituições.
Em nota, o CNPCP afirmou que, embora o governo estadual tenha empenhado esforços significativos para enfrentar os graves problemas que se acumularam no sistema prisional, desafios consideráveis persistem.
“O CNPCP elaborará um relatório detalhado, destacando os diversos obstáculos a serem enfrentados e apresentará propostas de soluções baseadas no diálogo interinstitucional. O Conselho reconhece que esses problemas resultam de falhas em diversas instituições ao longo do tempo e que, portanto, a solução requer a contribuição conjunta e coordenada de todos os órgãos e entidades competentes”, diz trecho do comunicado.
Fonte: Diário de Pernambuco