Um terremoto de magnitude 5,3 graus na escala de Richter foi registrado em Portugal na madrugada desta segunda-feira (26), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Anteriormente, um instituto dos EUA estimava que o tremor havia sido de 5,4 graus.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a oeste da cidade de Sines. Não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento.
De acordo com os dados, o tremor aconteceu por volta das 5h11 (horário local), a uma profundidade de 16 km.
“O governo tem estado em coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria. Apelamos à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, informa comunicado oficial.
Depois de um abalo sísmico, as autoridades portuguesas recomendam manter a calma; não se precipitar para as escadas ou saídas; não utilizar elevadores; não fumar e nem acender fósforos ou isqueiros, pois pode haver fugas de gás; utilizar lanternas a pilhas; ligar o rádio e cumprir as recomendações que forem difundidas; limpar urgentemente os produtos inflamáveis que tenham sido derramados; evitar passar por locais onde existam fios elétricos soltos; não circular pelas ruas para observar o que aconteceu.
Nas redes sociais, moradores de vários pontos do país postaram vídeos relatando terem acordado após sentir o chão tremer.