Por Giovanna Melo
Correspondente Internacional
Eu moro na cidade de Be’er Sheva que fica no deserto do Neguev em Israel. Há dez meses, como foi amplamente divulgado pela imprensa internacional, Israel foi atacado pelo Hamas, grupo terrorista que domina a faixa de Gaza desde 2007.
No dia sete de outubro de 2023 foram sequestradas mais de trezentas pessoas. Destas, ainda há 109 reféns do grupo terrorista Hamas.
Nesta semana, o Secretário de Estado americano Anthony Blinken esteve em Israel, onde conversou com o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu, com o Ministro da Defesa Yoav Galant e com comandantes do exército israelense. Blinken veio falar sobre o acordo de paz que está sendo construído entre Israel e o Hamas. Depois de passar pela Terra Santa, Blinken voou para o Catar onde houve a conversa com chefes do Hamas. Um dos principais objetivos de Israel é trazer os sequestrados de volta para casa. Um dos principais objetivos dos terroristas do Hamas é continuarem a mandar na faixa de Gaza onde eles (os terroristas) oprimem seu próprio povo (os palestinos).
Este é um acordo de paz que há de ser feito com muita maestria, com perfeita mediação de conflitos na esfera internacional para que as vidas das pessoas que vivem no Oriente Médio sejam protegidas ao mesmo tempo em que se assegure a segurança do Estado Judeu.
Giovanna da Silva Melo
Correspondente Internacional
Mestranda em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Universidade de Tel-Aviv.