A Prefeitura do Recife inaugurou, neste sábado (29), o sexto Centro Comunitário da Paz (Compaz) da capital pernambucana. O Compaz Leda Alves, em homenagem à atriz, gestora cultural e ex-secretária de Cultura da cidade, falecida no fim de 2023, foi erguido no antigo terreno do Aeroclube, no Pina, Zona Sul da cidade. Com um investimento de R$ 15,5 milhões de recursos advindos da gestão municipal, o equipamento vai atender, principalmente, os moradores das Regiões Político Administrativas (RPA) 1 e 6, que engloba, além do Pina, os bairros de Brasília Teimosa, Ilha de Deus, Ipsep e Cabanga. Participaram do evento de inauguração, o prefeito do Recife, João Campos; a vice prefeita, Isabella de Roldão; secretários das pastas; deputados, vereadores, mães, crianças e famílias que serão beneficiadas pelo novo equipamento.
“Hoje inauguramos o sexto Compaz da nossa rede, o Compaz Leda Alves, uma homenagem a uma mulher que tem uma trajetória de vida espetacular na cultura, na luta pela democracia, na luta pelos menos favorecidos. Assim, inauguramos mais um equipamento premiado pela ONU, reconhecido internacionalmente, e que vai fazer parte de um complexo social, onde temos um conjunto habitacional, uma creche em obras, um parque em obras e uma unidade de saúde já inaugurada e entregue. A expectativa é realizar mas de 80 mil atendimentos por ano, com 40 tipos de serviços”, comemorou o prefeito João Campos.
De maneira inovadora, o Compaz Leda Alves também conta com um Centro da Pessoa com Deficiência, espaço que simula uma residência e conta com equipe técnica especializada para promover ações de acolhimento e autonomia para as PCD e seus familiares. “O compromisso de Leda Alves com a cultura casa com a vocação do território onde o novo Compaz está inserido. Nesta área, como em toda a nossa cidade, há inúmeros grupos culturais de grande valor, muita gente criando e fazendo arte, mesmo em meio às dificuldades. O Compaz chega para apoiar as comunidades nesse sentido, além de oferecer os serviços diversos que o Recife já conhece”, explica Gabriel Cavalcante, Secretário de Segurança Cidadã do Recife.
As obras, iniciadas em novembro de 2022, foram executadas e coordenadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), órgão da gestão municipal responsável por importantes intervenções urbanas da capital, como o Projeto Orla Parque e o Hospital da Criança. “Essa obra representa um compromisso sério da Prefeitura do Recife com a promoção da segurança cidadã, não apenas combatendo a violência, mas principalmente prevenindo-a. Ao integrar diferentes políticas públicas, o Compaz cuida das necessidades da população de uma maneira eficaz”, destaca Cinthia Mello, chefe do GABPE.
Fonte: Prefeitura do Recife
FOTOS: Wagner Ramos